Spãtlze de Cansanção e Taioba ao Molho de Linguiça de Porco

Spãtlze de Cansanção e Taioba ao Molho de Linguiça de Porco 

CHEF FLAVIO TROMBINO

Ingredientes para a massa:

500 g de farinha de trigo

250 g de folhas de cansanção

250 g de folhas de taioba

4 ovos

400 ml de água

Sal a gosto

 

Ingredientes para o molho:

1 kg de tomate bem maduro

500 g de linguiça de porco

150 g de bacon

1 cebola

2 dentes de alho

Sal e pimenta a gosto

Salsinha e cebolinha

Fundo de carne

 

Modo de preparo:

Para a massa: Bata as folhas no liquidificador com os ovos e a água até obter um líquido bem verde e liso. Coloque em uma tigela e acrescente a farinha aos poucos, batendo até o ponto em que a massa esteja úmida, mas não líquida – é quase um ponto de massa mais pesada de bolo. Deixe a massa descansar por uns 20 minutos.

Ferva água em abundância com sal. Passe a massa pelo ralador de furos grandes de forma que ela caia diretamente sobre a água. Quando as gotas de massa boiarem, retire-as com uma escumadeira. Se não for servir na hora, coloque em água gelada para interromper o cozimento. 

Para o molho: Frite o bacon para obter a gordura. Refogue a linguiça com a cebola e o alho. A linguiça deve estar desmanchada e sem a tripa. Acrescente o tomate batido sem pele e sem sementes. Durante o cozimento, conforme o caldo for engrossando, vá pingando o fundo de carne até obter um molho bem encorpando. Tempere com sal e pimenta a gosto. O processo de cozimento dura aproximadamente 30 minutos. Coloque o cheiro verde ao final do cozimento.

Dica: coloque uma cenoura inteira dentro da panela do molho para ajudar a equilibrar a acidez; quando conseguir enfiar um garfo nela com facilidade é porque o molho está pronto.

Montagem do prato: Salteie a massa na manteiga, coloque-a no prato, acrescente o molho e rale queijo curado por cima.

 

crédito: Carlos Stan