"Aquarela & sabores da culinária mineira"




Abrir e folhear esse livro, é como abrir a porta da cozinha para o quintal e passear por entre os aromas e sabores de nossa diversidade cultural e de nossa história culinária. A cozinha de Minas se apresenta de maneira mais marcante quando ao abrirmos a tampa das panelas percebemos estas coloridas e saborosas paisagens repletas de folhas, frutas e lembranças.

Pratos ou obras de arte advindos dessa inspiração dos quintais e pomares são  preparados diariamente por uma infinidade de apaixonados  artistas anônimos em seus fornos e fogões pelos quatro cantos de nossa amada Minas Gerais.

Abrir  e folhear esse livro é como adentrar em uma galeria e degustar as aquarelas saborosas que compõem em seu conjunto harmônico o principal ingrediente de nossa cozinha. Um  ingrediente que  não pode ser pintado em uma tela mas que tem sua essência percebida  no conjunto da obra desses artistas que aqui se apresentam, nos remetendo  através de seus  traços saborosos e cheios de vida às lembranças  coloridas dos gostos gostosos de nossa infância.

Cada pintura de folha, semente ou fruto, aqui representada, para mim proporciona uma sensação e uma viagem diferente  por esse quintal imaginário, e a mistura desses ingredientes,  com a pitada mineira da paixão se transforma no tempero mágico e único que tanto nos diferencia.

A mim coube a honra de tentar proporcionar algum sabor através de releituras românticas e contemporâneas dessas preciosidades culinárias  incorporadas por nossa cultura, tão bem selecionadas e temperadas pelos pincéis desses artistas maravilhosos.

Espero que o meu tempero possa retratar os sabores de cada ingrediente com o mesmo realismo que quase nos fêz senti-los nas aquarelas e nos traços, mas principalmente com a sutileza e simplicidade com que eles nos  brindam.

Bom Apetite!

Eduardo Avelar
Pesquisador e Chef de Cozinha

 

Lançamento do Livro: "Aquarelas e Sabores da Culinária Mineira", ocorre dia 23/03, às 19h30, na livraria Fnac Brasil no BH Shopping. 


Procurar Notícias

    Sem fotos atualmente.