Produtos locais são aliados a técnicas internacionais em oficina Identidades Gastronômicas




Moradores, cozinheiros e produtores do distrito de Muriaé receberam no inicio do mês a visita do Chef Eduardo Avelar com sua oficina Identidades Gastronômicas, promovida pela Fundação de Culturas e Artes de Muriaé (Fundarte) a fim de capacitar, orientar e aguçar novos olhares em relação a nossa cultura gastronômica dentro dos eventos que movimentam a cidade como: Boa Família na Rota do Samba, Gastronomia na Serra de Pirapanema, Cavalgada Cultural "Rédea Solta" de Vermelho, Escalada Cultural de Macuco e Festival de Inverno de Belizário.

Trabalhando conteúdos práticos e teóricos, o chef alinhou as técnicas internacionais de cozinha a modos de preparo e produtos locais, revelando aos participantes novas formas de se valorizar a gastronomia e os ingredientes da região. Alguns dos insumos preparados durante o curso foram colhidos nos quintais dos participantes, dando destaque as identidades, aos territórios e principalmente a produtos de qualidade e frescos. Durante a experiência ingredientes como o quiabo africano e a banana verde ganharam novas caras na cozinha do SESC, espaço disponibilizado para o serviço de cozinha.

Oficinas

Em maio, mais uma edição da oficina será ministrada pelos chefs Eduardo Avelar e Felipe Rameh (restaurante Alma Chef), que voltam a participar do "Festival de Gastronomia na Serra de Pirapanema".

Eventos

O evento "Boa Família na Rota do Samba", ocorre neste final de semana, com várias atrações. Já o festival gastronômico de Pirapanema que tem crescido a cada ano, está agendado para os dias 2 e 5 de junho.

Pratos e Receitas

As receitas e pratos realizados durante a oficina serão disponibilizas em breve na aba de receitas aqui no Portal. 



Fotos: Renan Lameu


Procurar Notícias

    Sem fotos atualmente.