Concurso Regional de queijos da Certificação Araxá




A microrregião de Araxá que abrange 11 territórios produtores de queijo artesanal recebeu no último dia 15 de abril, a 10º edição do Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal no Parque de Exposições Agenor Lemos.

Promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) em parceria com a Prefeitura, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e associações de produtores, o concurso faz parte da programação da 42º Expoaraxá, que ocorre até domingo, dia 24 de abril.

O evento regional tem como objetivo valorizar, divulgar e incentivar a produção de queijos artesanais de qualidade na região. De acordo com a Emater-MG, as seis regiões produtoras de queijo minas artesanal, Serra da Canastra, Serro, Serra do Salitre, Campo das Vertentes, Cerrado e Triângulo Mineiro, têm mais de 9.700 produtores, que são responsáveis por uma produção de aproximadamente 29.897 toneladas de queijo por ano.

O Concurso que avalia aspectos globais como cor, textura, consistência, aroma e sabor contou com a participação de 12 produtores da região certificados pelo IMA, e com os jurados: Chef Eduardo Avelar, Jonas Guimarães Professor, Tecnólogo em Laticínios e mestre em ciência dos alimentos- queijo canastra, Raquel Martino Professora e engenheira de alimentos e mestra em leite e derivados, Chef Bruno Cabral de São Paulo, colunista especializado e autor do livro Queijos Brasileiros a Mesa, Pesquisadora americana Linnea Burnhan, da Watson Fellow, que tem rodado o mundo pesquisando queijos.

Vencedor

Campeão do concurso seis vezes, o produtor rural Alexandre Honorato, de Araxá, recebeu mais uma vez a premiação regional. Honorato, que já recebeu em 2009 o título de melhor queijo do Estado, representará a região de Araxá no concurso estadual.

Saiba mais sobre a ExpoAraxá: http://expoaraxa.com.br/


Procurar Notícias

    Sem fotos atualmente.