Cozinha de Jaime Solares é uma busca por sabores que remetem ao aconchego




O criativo e competente chef da descontraída e inusitada Borracharia Gastropub define a sua proposta de cozinha com um grande carinho.

Na busca por sabores que remetem ao colo de mãe ou ao aconchego nas mesas de família, Jaime Solares se utiliza de produtos regionais emblemáticos em receitas ousadas e combinações surpreendentes.

Cada ingrediente, cada sabor, tem sua parcela nas lembranças que afagam a imaginação e o paladar de sua clientela. Esse é o grande desafio dele.

É com essa proposta que esse grande profissional demonstra toda sua sensibilidade e respeito ao conceito que se constrói e se fortalece a cada dia na alta cozinha mineira e brasileira.

Harmonizando

Abrindo mais uma reunião do Projeto Harmonizando, desta vez no Café Cine Brasil, no centro de Belo Horizonte, o chef Jaime Solares apresentou uma receita que surpreendeu todos os convidados.

Com o desafio de apresentar uma entrada com peixe ou frutos do mar, Jaime não fugiu à sua característica de testar elementos diferentes num mesmo prato e com uma versão terra-mar agradou em cheio com terrine de polvo ao vinagrete de casca de mandioca e refogadinho de taioba.

Difícil tarefa

Com bom humor, foi definida a responsabilidade dos quinze convidados da noite para julgar a harmonização entre o prato e os vinhos. Quem realmente teve um trabalho muito difícil foi o sommelier Carvalho para combinar os vinhos ideais com esse prato preparado pelo Chef Jaime Solares.

Mas com toda a maestria de quem conhece muito, acrescentou mais um desafio aos convidados ao definir duas perfeitas porém diferentes sugestões.

A votação entre dois vinhos brancos da uva chardonnay teve um placar apertado, pois na primeira taça a harmonização se deu com a leveza de um vinho amaciado no tonel de carvalho, que combinou com a sutileza da terrine de polvo.

Harmonização Mistral Importadora - Sommelier José Maria Carvalho

Melhor
Estiva I – Chardonnay 2015 – Bodegas Esmeraldas – Argentina

Valor: R$ 46,40
Descrição: Cremoso e equilibrado, com leve toque de madeira.

2º Lugar
D’Alamel Chardonnay 2012 – Casa Lapostole – Chile

Valor: R$ 68
Descrição: Fresco e mineral, um chardonnay sem barrica, muito fino.

Já a segunda taça, com um chardonnay mais vivo e intenso, sem passar pela madeira, harmonizou muito bem quando a terrine incorporava o vinagrete com a taioba. Uma agradável disputa que encantou a todos.

Na próxima semana, teremos mais uma receita do Harmonizando, com o chef Paulo Vasconcelos do Bravo Catering, desafiando a competência do sommelier Carvalho e o paladar dos convidados.

Receita

solares

Terrine de polvo ao vinagrete de casca de mandioca com taioba refogada

Ingredientes

2 polvos de 1,5 kg a 2 Kg
1 cebola
1 cenoura
1 alho poró
2 colheres de extrato de tomates
1 litro de vinho branco
1 colher de óleo

Preparo

Cortar em pedaços grandes a cenoura, a cebola e o alho poró. Dourar com óleo em uma panela grande. Quando dourados, acrescentar o extrato de tomate e o polvo para dourar também.

Adicionar o vinho e cobrir com água. Cozinhar por aproximadamente 30 minutos ou até o polvo estar macio. Após o cozimento, separar os tentáculos.

Forrar uma terrine (forma de bolo inglês) e começar a montar os tentáculos, alternado a parte grossa para um lado, e a parte fina para o outro, e assim sucessivamente até encher a forma.

Com outra terrine, pressionar por cima para sair o excesso de líquido. Deixar pressionada por 4 horas e levar a geladeira por mais 4 horas no mínimo. Para servir é só retirar e fatiar.


Procurar Notícias

    Sem fotos atualmente.