A Mineiraria e os Territórios Gastronômicos




 

“Pesquisa dos Territórios Gastronômicos será  utilizada como referencia pela Mineiraria 

Após  reunião acontecida na sede da Abrasel-MG no último dia 23 de novembro entre membros do conselho da  Mineiraria, Secretaria Estadual de Turismo, Frente da Gastronomia e Chefs de Cozinha, foi feita a entrega simbólica pelo Chef e Pesquisador Eduardo Avelar à Frente da Gastronomia, dos seus estudos  elaborados em quase duas décadas de viagens de pesquisa por todo o estado de Minas Gerais,  para que se crie uma comissão técnica especializada para  o seu aprofundamento.

 

O grupo deverá ser formado por especialistas em geografia, historiadores, biólogos e técnicos agrícolas, academia, chefs, produtores  e outros membros de entidades diretamente envolvidas com o tema,  que irão tomar conhecimento dos dados obtidos ao longo dos estudos, para avaliação e aprimoramento da metodologia utilizada pelo Chef Eduardo Avelar nessas  pesquisas.  A partir destas análises, e  suas conclusões  sobre as  Identidades Gastronômicas micro regionais, que proporcionaram a criação do mapa dos 5 Territórios e  sub Territórios,  as devidas correções e acréscimos serão propostos para seu aprimoramento e, para que  esta divisão geográfica passe a ser a  referencia oficial da gastronomia e do turismo gastronômico em Minas Gerais.

 

Esta divisão vem sendo trabalhada ha anos, e foi apresentada em 2013 pela Conspiração Gastronômica para jornalistas e profissionais do mundo inteiro no Madrid Fusion na Espanha, quando Minas representou o Brasil neste importante evento internacional. Desde então, essa referencia vem sendo utilizada por alguns profissionais e entidades em seus projetos como o projeto Aproxima, pelo Chef Eduardo Maya, o projeto Terroirs da Estrada Real pela FIEMG, e também  nos editais de gastronomia da CODEMIG além de sua utilização como material didático em faculdades do segmento pelo estado.

 

A equipe preliminar já está em atividade para apresentar a proposta de trabalho coletivo e participativo. Membros de toda a cadeia produtiva da gastronomia mineira que se interessarem serão convidados  para fazer parte desta empreitada, inédita no Brasil.

 

A apresentação se dará numa reunião extraordinária da FGM Frente da Gastronomia Mineira ainda este ano.

 

Mais novidades virão por aí no site da Mineiraria !

 

www.mineiraria.com

 

 

 


Procurar Notícias

    Sem fotos atualmente.